top of page

PALESTRAS

Veja aqui quais serão as palestras ministradas na XXIII SEBIO!
Local de todas as palestras: Auditório do DEBIO, Unicentro CEDETEG
Mais informações, na plataforma de inscrições.

Palestras: Serviços

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E RESPONSABILIDADE SOCIAL! E EU COM ISSO?
23/09 - 19H-21H30

Dra. Vânia Mara Moreira de Santos

    Desde muito tempo, acredita-se que os recursos naturais são ilimitados, não oferecendo restrições às produções das sociedades humanas. Desta forma a natureza não é considerada fator limitante e a ‘variável’ meio ambiente não é incorporada aos modelos econômicos emergentes. 
    A advogada Vânia Mara Moreira de Santos, especialista em casos e processos ambientais, traz nesta palestra, reflexões acerca do desenvolvimento sustentável, que dentro deste contexto, tem por objetivo preservar os recursos ambientais e culturais para as próximas gerações, respeitando a biodiversidade animal e vegetal e promovendo diminuição das desigualdades sociais.

A INFLUÊNCIA DA LUA EM ACONTECIMENTOS TERRESTRES
24/09 - 10H-11H30

Cristina Wedderhoff Herrmann

    Há quem corte o cabelo apenas na Lua crescente, existem avós que calculam partos somente usando as fases da Lua, além de plantios e colheitas inteiras que seguem à risca o calendário desse importante objeto celeste para a Terra. Grande parte das influências do astro são causadas pelas forças de atração que a Lua e o Sol (em menor proporção) exercem sobre a Terra. Assim como a força gravitacional da Terra atrai a Lua para que ela gire ao seu redor, a Lua também atrai a Terra, só que de uma maneira mais branda.
    A Médica Veterinária, mestranda e graduada pela Unicentro, Cristina Wedderhoff Herrmann, traz nesta palestra, discussões, reflexões e curiosidades acerca desta temática, que desperta grande interesse e crença na população em geral, e além disto, é grande alvo de estudos científicos.

GEOMORFOLOGIA E BACIAS HIDROGRÁFICAS DA REGIÃO CENTRO SUL DO PARANÁ
24/09 - 13H30-15H

Prof. Maurício Camargo Filho

    Geomorfologia corresponde a uma ciência que tem como objeto de estudo as irregularidades da superfície terrestre, ou simplesmente, as diversas formas do relevo. Para conceber tais informações, é preciso então analisar a interação entre a atmosfera, biosfera e a hidrosfera, tendo em vista que esses elementos interferem na formação de um relevo.
    Dentro deste contexto, o Prof. Dr. do departamento de Geografia da Unicentro, Mauricio Camargo Filho, traz nesta palestra, informações e reflexões acerca desta temática focando nas bacias hidrográficas da região de Guarapuava, já que homem, através do trabalho físico e intelectual, tem transformado estes espaços geográficos ao longo da história, alterando drasticamente a qualidade e a disponibilidade de água na região.

COMPORTAMENTO ANIMAL: UMA ABORDAGEM EVOLUTIVA
24/09 - 15H30-17H

Prof. Maria Luísa Tunes Buschini

    A seleção natural é uma maneira pelas quais particularidades hereditárias que cooperam para a sobrevivência e reprodução de determinada espécie se tornam mais comuns numa população. Isto ocorre porque indivíduos com características favoráveis obtém mais resultado na reprodução, de modo que mais indivíduos na próxima geração herdem estas características.
    Sabendo disto, a Professora Dra. do departamento de biologia da Unicentro, Maria Luísa Tunes Buschini, traz nesta palestra, conhecimentos, curiosidades e reflexões acerca desta temática associada a comportamentos faunísticos, pois estes de modo geral podem ser explicados após entendermos o desenvolvimento dos animais durante a vida e o funcionamento de suas interações inter e intraespecíficas depois de estabelecidas.

DESCENTRALIZAÇÃO DOS PROCESSOS DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL NO PARANÁ
24/09 - 19H-20H30

Celso Alves de Araújo – Secretaria do Meio Ambiente de Guarapuava.

Dependendo do impacto, tipo do empreendimento e poluição, o município é responsável por licenciar ou não a implantação de um empreendimento.
Para falar mais sobre isso esse assunto, o Secretário do Meio Ambiente de Guarapuava, Celso Alves de Araújo, traz essa temática para

RELEMBRANDO QUEM VOCÊ É: A FORMAÇÃO DE MEMÓRIA
24/09 - 20H30-22H

Maria Vaitsa Loch Haskel

    A memória é processo pelo qual aquilo que é aprendido persiste ao longo do tempo e consiste em uma das funções mais complexas do organismo humano. Como o cérebro aprende? Existem diferentes tipos de memória? Como as memórias se formam? As emoções podem influenciar na memória? Estas são apenas algumas questões que constantemente despertam interesse acerca do tema.

    E para falar um pouquinho mais sobre este assunto, a fisioterapeuta Maria Vaitsa Loch Haskel, graduada pela UNICENTRO e mestranda em fisiologia pela UFRGS, irá abordar nesta palestra os mecanismos fisiológicos envolvidos na formação de memórias e curiosidades sobre o assunto.

REFLETINDO A EDUCAÇÃO AMBIENTE: DA RELAÇÃO HOMEM/NATUREZA A CRISE DE PARADIGMAS
25/09 - 10H30-12H

Prof. Adriana Massaê Kataoka

    Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.
    Dentro deste contexto, a professora e educadora ambiental do departamento de biologia da Unicentro, Adriana Massaê Kataoka, traz reflexões e conhecimentos acerca desta temática, pois por ser uma dimensão da educação, a EA é uma atividade intencional da prática social, que deve imprimir ao desenvolvimento individual um caráter social em sua relação com a natureza e com os outros seres humanos, visando potencializar essa atividade humana com a finalidade de torná-la plena de prática social e de ética ambiental.

TEORIA DA SELEÇÃO NATURAL: FATOS E MITOS
25/09 - 13H30-15H

Prof. Luciana Paes de Barros Machado

    Evolução, no ramo da biologia, é a mudança das características hereditárias de uma população de uma geração para outra. Este processo faz com que as populações de organismos mudem ao longo do tempo. Atrelada a isto, A seleção natural é um processo pelo qual características hereditárias que contribuem para a sobrevivência e reprodução se tornam mais comuns numa população, enquanto que características prejudiciais tornam-se mais raras. Isto ocorre porque indivíduos com características vantajosas tem mais sucesso na reprodução, de modo que mais indivíduos na próxima geração herdam estas características.
    Acerca desta temática, a professora do departamento de biologia da Unicentro, Luciana Paes de Barros Machado, com grande experiência e diversas pesquisas científicas nas áreas de genética e evolução, traz reflexões e conhecimentos, de modo com que más concepções e interpretações a respeito deste assunto, tão importante e presente na formação dos biólogos, sejam elucidadas.

BIOLOGIA E MANEJO DE RAPINANTES
25/09 - 15:30H - 17:00

Thiago Francisco Costa Solak

    A palavra “rapina” tem sua origem no latim que significa “raptar” (aquela que pega e leva consigo), referindo-se simplesmente à forma de obtenção do alimento de muitas espécies. Aves de rapina ou rapinantes é um nome dado a todas as aves carnívoras que compartilham determinadas adaptações para a caça ativa, como o bico curvo e afiado, garras fortes, voo poderoso, além de uma excelente visão e audição. 
    O Médico Veterinário, graduado e pós-graduando no Programa de Aprimoramento em Medicina Veterinária da Unicentro, traz nesta palestra conhecimentos e curiosidades acerca da biologia e manejo destes animais, que despertam grande interesse dos biólogos em geral.

CONTROLE BIOLÓGICO DE PRAGAS: MANIPULAÇÃO AMBIENTAL PARA REDUÇÃO DE ARTRÓPODES-PRAGA EM SISTEMAS DE CULTIVO
27/09 - 19H-20H30

Prof. Orcial Ceolin Bortolotto

    A premissa básica do controle biológico é controlar as pragas agrícolas e os insetos transmissores de doenças a partir do uso de seus inimigos naturais, que podem ser outros insetos benéficos, predadores, parasitoides, e microrganismos, como fungos, vírus e bactérias.
    Biólogos podem trabalhar vastamente dentro desta área, e por isto, o prof. Dr. do departamento de Agronomia da Unicentro, Orcial Ceolin Bortolotto, traz nesta palestra, conhecimentos acerca desta temática, já que por se tratar de um método de controle racional e sadio, que tem como objetivo final utilizar esses inimigos naturais que não deixam resíduos nos alimentos e são inofensivos ao meio ambiente e à saúde da população, está em expansão nos campos de pesquisa e aplicação biológica.

Palestras: Projetos
bottom of page